Em entrevista concedida na quarta-feira, dia 6, a gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Magna Maria de Carvalho (foto), apresentou novos dados das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika, entre outras.
Magna declarou que o momento é de mobilização constante em torno da eliminação dos focos do mosquito e que a meta atual da secretaria é pelo seu combate. “Apesar do momento difícil, vivemos hoje uma oportunidade ímpar no Estado. Há uma mobilização extremamente grande em todos os 246 municípios envolvendo as secretarias de saúde, Corpo de Bombeiros e prefeituras municipais. Desde que todos se envolvam, temos uma possibilidade efetiva de eliminar o mosquito”, analisou.
Com a atualização dos dados, Goiás aumentou em dois novos casos de zika vírus; o de uma gestante de 33 anos de Goiânia e de um bebê de dois anos e cinco meses de Santo Antônio do Descoberto. Com isso, já são três os casos confirmados da doença em solo goiano. Ainda no final da quarta-feira, a SES recebeu uma nova notificação de caso de zika vírus, que ainda deve ser confirmado pela secretaria de Saúde de Goiânia.